por
Com foco na qualificação da gestão pública e na preparação dos municípios para as mudanças do sistema tributário nacional, será realizado no dia 27 de maio de 2025, das 8h às 17h30, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, o Seminário Estadual de Finanças e Tributação.
A programação inclui mesa-redonda com grandes especialistas, entre eles Bernard Appy, secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, além de painéis e oficinas com temas fundamentais para a gestão municipal: Índice de Participação dos Municípios (IPM), Índice de Qualidade da Educação (IQE), sistema Transfere MS, Fundo de Investimento Social (FIS) e Fundersul Combustíveis. Haverá também plantão de dúvidas durante todo o evento, garantindo suporte técnico aos participantes.
O seminário foi desenvolvido especialmente para prefeitos, deputados estaduais, vereadores, secretários municipais de Finanças, secretários de Educação, secretários de Assistência Social, procuradores municipais, gestores de finanças públicas e gestores de convênios, com foco na capacitação técnica e no alinhamento de informações sobre a reforma tributária e os impactos nos municípios.
“Estamos convocando todas as lideranças municipais para um momento estratégico. Não podemos correr o risco de perder oportunidades ou recursos por falta de informação. O seminário será um ponto de partida para que cada cidade esteja preparada para os impactos da nova estrutura tributária”, afirmou o presidente da Assomasul, Thalles Tomazelli.
O evento é promovido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda (SEFAZ-MS), com apoio da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), da Federação das Indústrias de MS (FIEMS) e da Assembleia Legislativa (ALEMS).
Entre os resultados esperados, estão a disseminação de informações técnicas atualizadas, o nivelamento de conhecimento sobre a reforma tributária, a melhoria na capacidade de planejamento orçamentário, o fortalecimento da governança interfederativa e a promoção da conformidade na gestão dos recursos públicos.
Assomasul