Rota da Celulose vai qualificar rodovias, impulsionar economia e mudar realidade de muitas pessoas

Com a realização do leilão da Rota da Celulose, cinco rodovias vão ganhar investimentos bilionários da iniciativa privada para qualificar a logística da região. Estas melhorias vão ajudar não apenas o escoamento da produção, mas a vida das pessoas que passam pelas estradas, tendo mais segurança e rapidez, assim como comerciantes, produtores, empresários e quem mora nas cidades beneficiadas.

Rodovia BR-262 (Foto: Saul Schramm/Secom)

Saindo de Campo Grande rumo a Três Lagoas, a primeira rodovia que será concessionada é a BR-262. A chegada da fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo mudou a realidade da estrada, que passou a receber grandes movimentos e tornou o trânsito mais lento e perigoso. Ela vai ganhar uma nova realidade daqui para frente.

“Moro há 30 anos em Ribas do Rio Pardo, compramos uma fazenda aqui em 1981. O leilão desta rodovia (BR-262) vai melhorar 1000% para gente, pois a gente viaja direto na rodovia para Campo Grande e Três Lagoas rumo a São Paulo, e vai melhorar as condições, pois aumentou bastante o volume de carros, o fluxo tá muito intenso”, contou João Luiz Marino.

Rodovia BR-262 vai fazer parte da Rota da Celulose (Foto: Saul Schramm/Secom)

Ele tem um escritório de comércio de bovinos na beira da BR-262, quase na entrada de Ribas. A cidade mudou de patamar, ao ganhar uma mega fábrica de celulose da Suzano, com investimento de R$ 22 bilhões. No pico da construção da unidade foram gerados 10 mil empregos.

Rodrigo Sthefanello (Foto: Saul Schramm/Secom)

Os benefícios chegam em outros setores, como no ramo comercial. “Estamos vivendo este crescimento da cidade e estas mudanças na rodovia é uma necessidade, pois o trânsito está muito intenso, acredito que depois da concessão vai melhorar este fluxo nosso, reduzir o tempo de viagem, a tendência é até valorizar o nosso comércio que fica às margens da rodovia”, descreveu Rodrigo Sthefanello, empresário de uma loja de matérias para construção nas margens da rodovia.

Fotos: Saul Schramm/Secom

A concessão (BR-262) vai passar por Água Clara até chegar em Três Lagoas. A cidade também tem sua fábrica de celulose (Eldorado), que teve investimento de R$ 6,2 bilhões. Há muito tempo recebe motoristas e caminhoneiros de todo país. Uma rodovia em ótimas condições fará diferença nas viagens e dia a dia dos profissionais.

“Trabalho aqui na região desde 2010, sou de Minas Gerais. Sempre faço este percurso carregando vergalhão. As rodovias realmente precisavam melhorar devido ao grande fluxo de caminhão, acaba acumulando trânsito e atrasando a viagem. Com este leilão e as melhorias que vão chegar vai desafogar bem o trânsito, fica mais seguro”, afirmou o caminhoneiro César Francisco dos Santos.

Mesma avaliação de Diego Lourenço, que trabalha há dez anos nas estradas de todo Brasil. “Sou de Guaíra em São Paulo. Trabalho há dez anos rodando pelo Brasil, no MS já faço esta rota há cinco anos. Sobre as rodovias do Estado acredito que sempre se pode melhorar. Com este leilão e concessão vai ajudar bastante e sobre o pedágio só pedimos que seja um preço justo e acessível aos motoristas”, alertou.

Outro grande “boom” da celulose no Estado será em Inocência, onde está sendo construída a fábrica da Arauco. Lá serão investidos R$ 26 bilhões, com geração de 14 mil empregos no pico da obra. Saindo de Campo Grande rumo ao município, vai passar pela BR-262 até Água Clara, para depois seguir pela MS-377. Se vir de São Paulo chega a Três Lagoas e sobe pela MS-112.

Vistas aéreas de Ribas do Rio Pardo e Água Clara, espectivamente (Fotos: Saul Schramm/Secom)

Novo corredor

Dentro deste grande projeto, foi incluída a rodovia MS-040, de Campo Grande a Santa Rita do Pardo. Os investimentos e esta nova logística foi bem recebida pelos comerciantes e empresários da cidade. “Moro há 10 anos aqui na cidade. É importante para o município ter esta concessão na rodovia, ando bastante nela, se ela tiver mais bem cuidada vai ajudar bastante a todos, segurança ainda maior”, descreveu Lucas Barbosa, empresário da cidade.

Maria Isabel Godoy, dona de um hotel tradicional em Santa Rita, acredita que além de dar mais segurança (rodovia), a concessão vai ajudá-la a ganhar novos clientes. “Muitos moradores utilizam a rodovia, que vai ficar mais segura e ainda terá mais movimento pra nós. Estamos contentes”.

Rodovia MS-040 faz parte do pacote de concessão (Foto: Bruno Rezende/Secom)

Saindo de Santa Rita, a rota da celulose segue pelas rodovias MS-338 e MS-395 rumo a Bataguassu. No caminho encontramos vários comerciantes, que aproveitam o movimento do trecho para levar o pão de cada dia para casa. “Servimos aqui na beira da rodovia café, almoço e janta, temos um bom movimento, mas se chegar estas melhorias na rodovia com certeza vai ajudar, pode melhorar mais”, contou Maria José dos Matos, que tem um restaurante na beira da estrada.

Chegando em Bataguassu a concessão segue pela BR-267 até Nova Alvorada do Sul. A empresa vencedora do leilão vai administrar todo este corredor, que é visto com bons olhos pela população. “Estamos aqui há um mês em Bataguassu, uma cidade bem acolhedora. Este leilão da rodovia vai melhor até como cidadã e empresária, pois vai melhorar o movimento do comércio também, pois ficamos ao lado da rodovia”, garantiu a empresária Sabrina Almagro”.

Rodovia MS-040 (Fotos: Bruno Rezende/Secom)

Quem trabalha com vendas e comissão também aguarda os efeitos positivos desta iniciada do Governo do Estado. “O comércio aqui está excelente, se vier estas melhorias na rodovia vai ajudar muito, eu por exemplo sempre viajo no sentido Casa Verde a Nova Andradina, com movimento muito grande, pouca terceira faixa, se tiver duplicação vai ficar excelente”, descreve o vendedor Nestor da Silva Justino, que trabalha em uma loja em frente a BR-267.

A cidade (Bataguassu) também será contemplada com uma nova fábrica de celulose do grupo Bracell, que terá investimento de R$ 16 bilhões, Esta unidade será a primeira de celulose solúvel do Estado, sendo utilizada principalmente na fabricação de fibras como viscose, modal e lyocell.

Leilão realizado

Com o sucesso do leilão, serão investidos R$ 10 bilhões em 870,3 km de rodovias na Rota da Celulose. A entrega de propostas foi realizada na segunda-feira (5 de maio). Quatro grupos de concessionárias se interessaram pelo projeto, o Consórcio K&G foi o grande vencedor.

“A Rota da Celulose possui rodovias federais e estaduais, que abrangem toda uma região do Estado (Vale da Celulose), que tem recebido aportes significativos de industrias e empresas, promovendo crescimento muito grande desta região. Hoje tivemos um sucesso absoluto no leilão, com quatro grandes grupos participando, chegando a grande vencedora. São R$ 10 bilhões de investimento”, afirmou o governador Eduardo Riedel.

Fazem parte da concessão trechos das rodovias estaduais MS-040, MS-338 e MS-395 e das federais BR-262 e BR-267. A concessão prevê recuperação, operação, manutenção, conservação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade do sistema rodoviário pelo prazo de 30 anos.

Fotos: Bruno Rezende/Secom

Serão 115 km em duplicações, 457 km de acostamentos, 245 km em terceiras faixas, 12 km de marginais, implantação de 38 km em contornos de municípios, 62 dispositivos em nível, 4 dispositivos em desnível, 25 acessos, 22 passagens de fauna, 20 alargamentos de pontes e implantação de 3.780,00 m² obras de arte especiais. A malha passa a ter 100% de acostamento.

A concessão prevê o atendimento às diretrizes do programa Estrada Viva, do Governo do Estado, para preservação da fauna silvestre. Entre eles, a implantação de dispositivos de prevenção de acidentes como passagens de fauna, tela condutora, placas de alerta e lúdicas, controladores de velocidade bem como serviço de Resgate e Reabilitação de Fauna e ações de educação ambiental dos usuários e comunidade em geral.

Fotos: Bruno Rezende/Secom

Leonardo Rocha, Comunicação Governo de MS
Foto de capa: Saul Schramm/Secom

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