Mato Grosso do Sul é o quarto estado brasileiro com maior número de vitórias no STF

Uma análise dos 826 processos propostos pelos governadores desde o ano 2000 mostra que Mato Grosso do Sul só fica atrás do Mato Grosso, Distrito Federal e Rio Grande do Sul em número de ações consideradas procedentes, de forma parcial ou total, no STF (Supremo Tribunal Federal).

Dos 18 processos impetrados no período, 13 foram vitoriosos e apenas cinco foram considerados improcedentes, o que resulta em uma taxa de sucesso de 72%.

Apesar de apenas um ministro do Centro-Oeste ter sido indicado ao STF desde a redemocratização do Brasil (Gilmar Mendes), a região também figura no cenário nacional com maior número de conquistas.

Das 133 ações propostas, 108 tiveram êxito, sendo 97 em sua totalidade e 11 de maneira parcial. Os dados apontam que apenas 25 processos não foram julgados procedentes.

Na sequência, aparecem as regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Norte, conforme levantamento divulgado pelo portal Poder 360.

A procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, comemorou os dados e disse que eles retratam o bom trabalho desempenhado por toda a equipe responsável pela representação judicial e pela consultoria jurídica de Mato Grosso do Sul.

“Somos o grande escritório de representação do Estado. Além de participar do desenho das políticas públicas do Governo, nós defendemos o patrimônio público, o que é de todos e para todos, proporcionando segurança jurídica a todos os processos. Os dados são resultado de um trabalho coletivo e que muito nos orgulha. Eles demonstram, portanto, que estamos no caminho certo”, avaliou.

Fernanda Fortuna, PGE

Notícias relacionadas

Pontes devem ser substituídas em distrito de Paranaíba, diz Mara Caseiro

Copa do Brasil conta com estreias de Palmeiras e Corinthians nesta noite

1ª Corrida do Trabalhador de Cassilândia promete agitar cidade com premiação inédita