Justiça Federal nega pela 6ª vez pedido da Paper Excellence para assumir controle da Eldorado Brasil

Portal Celulose

A 1ª Vara Federal de Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul, rejeitou na última quinta-feira, 8, mais um pedido da sino-indonésia Paper Excellence para assumir o controle da Eldorado Brasil Celulose. Com essa, já são seis tentativas frustradas da companhia estrangeira de viabilizar a operação na Justiça.

O pedido visava reverter decisões do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) que proibiram a transferência da Eldorado para a Paper Excellence. A decisão reafirma a exigência legal de autorização prévia do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Congresso Nacional para a compra ou arrendamento de terras por empresas estrangeiras, inclusive quando isso ocorre de forma indireta, por meio da aquisição de companhias brasileiras.

A Eldorado detém e arrenda cerca de 450 mil hectares, área equivalente a três municípios do estado de São Paulo. O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) confirmou a competência da Vara Federal de Três Lagoas para julgar o caso, incluindo uma ação popular ajuizada originalmente em Chapecó (SC), sob jurisdição do TRF-4, que deu origem às decisões que barraram a operação.

A Vara de Três Lagoas já conduz uma ação civil pública, movida pelo Ministério Público Federal (MPF), que pede a anulação do contrato de venda da Eldorado com base em supostas violações à legislação fundiária.

Após o STJ confirmar a jurisdição da 1ª Vara Federal de Três Lagoas, a Paper Excellence tentou reverter as liminares concedidas pelo TRF-4, mas teve seu pedido negado.

Além das sucessivas negativas judiciais, o TRF-4 já determinou a suspensão do direito da Paper Excellence de influenciar na gestão da Eldorado além do que permite a legislação brasileira. Isso inclui uma arbitragem em curso na Câmara de Comércio Internacional (CCI), que, segundo entendimento do tribunal, não pode contrariar decisões já proferidas pela Justiça nacional.

Notícias relacionadas

Corpo de mulher desaparecida é encontrado no Rio Aporé; companheiro é preso por suspeita de feminicídio

Estradas das regiões da Mata e Inferninho em Aparecida do Taboado recebem patrolamento e cascalhamento

Acontece nesta sexta-feira a abertura das ações do Maio Amarelo 2025 na Way-112