Com parecer favorável do MPF, prefeito eleito de São Gabriel deve assumir cargo

Por Schimene Weber

O Ministério Público Federal se manifestou favorável ao pedido de anulação da intervenção feita pelo PSD/MS na Comissão Provisória Municipal do partido em São Gabriel do Oeste, durante as Eleições Municipais de 2024. Com isso, o prefeito eleito Leocir Montagna (PSD), fica mais perto de assumir o cargo.

O caso foi levado a julgamento após embargos de declaração apresentados pelo PSD de São Gabriel do Oeste e pelos candidatos. No entanto, antes da conclusão do julgamento, o partido solicitou a retirada do caso da pauta. Em sua argumentação, a Direção Estadual do PSD/MS destacou a importância de garantir a vontade dos eleitores expressa nas urnas, especialmente após o interesse partidário decorrente do resultado das eleições.

Os candidatos e a seção municipal do PSD manifestaram apoio à solicitação da Direção Estadual, facilitando o entendimento entre as partes. A Procuradoria Regional Eleitoral, por meio de decisão do Procurador Luiz Gustavo Mantovani, concordou com a anulação da intervenção anterior, permitindo a ratificação das candidaturas.

Entenda o caso

A eleição para a Prefeitura de São Gabriel do Oeste estava sob judice, pois o candidato mais votado no 1° turno, Leocir Montagna (PSD), aguardava a decisão da Justiça Eleitoral para saber se poderia assumir o cargo.

O candidato obteve 49,38% dos votos válidos. Nessa situação, de acordo com TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral), não pode haver a proclamação dos eleitos ao cargo de prefeito e vice-prefeito. No entanto, os votos constam na divulgação dos resultados e são considerados no cálculo dos percentuais obtidos pelos concorrentes ao pleito majoritário.

Anteriormente, em setembro, o TRE-MS decidiu por unanimidade cancelar o registro de candidatura de Leocir Montagna para prefeito e Rogério Rohr para vice. O indeferimento acontece a pedido da própria executiva estadual do PSD (Partido Social Democrático).

Conforme os autos, o diretório do partido havia indicado que no município não houvesse candidatura própria para prefeito. No entanto, em convenção no dia 3 de julho, a comissão provisória municipal lançou chapa na majoritária e para vereadores.

Após convenção, o PSD Estadual entrou com recurso em 2ª instância. Em sessão do pleno do TRE-MS decidiu-se por unanimidade a aceitação do recurso que pede o cancelamento do registro de candidatura de Leocir e Rogério.

“À unanimidade e contrariando o parecer ministerial, este Tribunal Regional deu provimento ao recurso eleitoral, para anular a convenção partidária realizada pela Comissão Provisória do Partido Social Democrático (PSD) de São Gabriel do Oeste e deu provimento ao recurso eleitoral para indeferir o Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários-DRAP da Comissão Provisória do Partido Social Democrático (PSD) de São Gabriel do Oeste e, por conseguinte das candidaturas majoritárias a ele vinculados, nos termos do voto do relator”, constava na decisão.

midiamax.uol.com.br

Notícias relacionadas

Pontes devem ser substituídas em distrito de Paranaíba, diz Mara Caseiro

Copa do Brasil conta com estreias de Palmeiras e Corinthians nesta noite

1ª Corrida do Trabalhador de Cassilândia promete agitar cidade com premiação inédita