Camila Ítavo toma posse como reitora da UFMS

Por Alicia Miyashiro

Na manhã desta segunda-feira (28), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) deu início a uma nova gestão ao empossar a professora Camila Ítavo, que estará à frente da Instituição pelos próximos quatro anos.

“Hoje estamos renovando a esperança. Sou reitora, mas antes sou professora da Universidade. Há um tempo atrás eu era estudante. Isso me reveste de muito amor e esse sentimento me ajuda agora a cuidar dos estudantes, dos meus colegas professores e técnicos e pensar em uma UFMS cada vez melhor”, declarou durante discurso.

A solenidade contou com apresentações especiais da banda de música da Base de Administração e Apoio do Comando Militar do Oeste (CMO), sob regência do subtenente Jonas; dos professores do Curso de Música Marcelo Fernandes e Ana Lúcia Gaborim; e da estudante do Curso de Música e finalista do Festival Universitário da Canção de 2023, Marta Cel.

Além disso, também estiveram presentes dezenas de autoridades federais, estaduais e municipais, além dos integrantes da nova equipe de gestão, servidores, estudantes e convidados. A cerimônia de transmissão do cargo foi aberta por Turine, que recebeu uma homenagem pela sua esposa, a juíza diretora do Foro de Campo Grande, Joseliza Alessandra Vanzela Turine, e seus filhos Iago e Davi Turine.

Ao lembrar sua trajetória, a reitora enfatizou que quis seguir a carreira como professora por vocação e porque pôde mudar sua vida pela educação. Formada na Universidade Federal de Viçosa, mestre pela UFMS e doutora pela Universidade Estadual Paulista, trabalhou na iniciativa privada e no Ministério da Agricultura e Pecuária.

Nessa cerimônia também foram empossados o vice-reitor e pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto; os pró-reitores de Graduação, Cristiano Argemon; de Orçamento, Planejamento e Finanças, Dulce Tristão; de Pesquisa e Pós-Graduação, Fabricio Frazilio; de Gestão de Pessoas, Gislene Silva; de Administração e Infraestrutura, Hércules Sandim; de Extensão, Cultura e Esporte, Lia Brambilla; e de Cidadania e Sustentabilidade, Vivina Sol; além dos diretores da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação, Anderson de Araújo; da Agência de Educação Digital e a Distância, Daiani Riedner; da Agência de Internacionalização, Gustavo Câncio; da Agência de Comunicação Social e Científica, Rose Pinheiro; e da Agência de Inovação, Saulo Moreira. A reitoria ainda contará com a assessoria do auditor-chefe, André Assunção; do procurador jurídico, Dr. Felipe Rondon; do corregedor-chefe, Kleber Watanabe; e da ouvidora-chefe, Mariane Wolf.

Sobre a escolha da nova equipe, Camila destacou como principal qualidade a competência nas relações interpessoais. “Priorizamos não apenas a competência técnica, mas também a competência nas relações humanas. Isso é algo que eu quero fortalecer muito como mulher, como profissional”.

Ressaltou também o desejo de querer mais equilíbrio entre professores e técnicos, “assim caminhamos lado a lado, homens e mulheres, professores e técnicos de diferentes tempos, de diferentes áreas do conhecimento, pois considero extremamente importante essa multiplicidade de olhares, de vivências, para que possamos ter um olhar mais apurado e cuidadoso, a fim de formular e executar uma política pública para todos”.

Despedida

Em seu discurso de encerramento, o professor Marcelo Turine expressou sua gratidão pela presença de todos e pelo apoio recebido de toda a comunidade universitária e dos parceiros institucionais ao longo de sua gestão.

“A emoção é grande. Estou feliz por entregar uma Universidade muito melhor do que recebi, esse é o melhor legado de um gestor público. A UFMS é hoje uma das melhores universidades do mundo e do Brasil, tudo que sonhamos desde 2016, quando tomei posse, realizamos e realizamos muito mais”, enfatizou.

Turine ressaltou que a Universidade prosperou, mesmo em tempos de crise, como por exemplo, na época da Covid-19, diante desta memória, mencionou diversas realizações, como a implantação de um modelo de gestão de excelência com reconhecimento nacional e internacional, o aumento significativo no número de estudantes, que passou de 18 mil para 40 mil, a inovação nos processos de ingresso e a realização da reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em 2019, entre outras iniciativas.

O professor entregou, ainda, exemplares impressos do livro de prestação de contas da sua gestão 2016-2024 à diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, Tânia Mara Francisco, e ao vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa.

Correio do Estado.

Notícias relacionadas

Pontes devem ser substituídas em distrito de Paranaíba, diz Mara Caseiro

Copa do Brasil conta com estreias de Palmeiras e Corinthians nesta noite

1ª Corrida do Trabalhador de Cassilândia promete agitar cidade com premiação inédita