Lestenewsms
Durante sessão ordinária, vereadores apresentaram indicações e projetos de lei voltados a demandas sociais, infraestrutura e inclusão
Texto:
A Câmara Municipal de Cassilândia realizou no dia 12 de maio mais uma sessão ordinária do ano legislativo, com a presença de todos os vereadores. Durante a reunião, foram apresentadas indicações e projetos de lei que tratam de temas como saúde pública, infraestrutura urbana, cultura e inclusão social.
Entre as indicações discutidas, a vereadora Claudete Dosso sugeriu a criação de um programa de aluguel social provisório para jovens que deixam instituições de acolhimento. Já a indicação de número 0142/2025 propõe a reforma do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), com objetivo de melhorar as condições de atendimento.
Outras sugestões abordaram a área da saúde. O vereador Arthur Barbosa propôs a destinação de R$ 500 mil, fora do teto orçamentário, para aquisição de exames de média e alta complexidade, incluindo ultrassonografias. Peter Saimon sugeriu a atualização da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME).
No setor de infraestrutura e turismo, foi apresentada uma proposta de revitalização do Mirante da Serra do Cruzeiro. A sugestão inclui a construção de banheiros públicos, praça de alimentação, áreas de lazer infantil e escadaria com acesso ao bairro Jardim Campo Grande. Fabio Boni, por sua vez, sugeriu a criação de um aplicativo municipal para pagamento de contas públicas e a implantação de um crematório para animais domésticos.
Foram também apresentados projetos de lei como o que autoriza a aquisição de imóvel para a sede da Câmara, regulamenta o uso do plenário, e institui o Festival Cultural “Raízes de Cassilândia”. Outro projeto trata da remoção de cabos e fiações excedentes de concessionárias e mais um propõe a criação de um programa de leitura reflexiva com base em textos bíblicos na rede municipal de ensino.
Do Executivo, entrou em pauta o Projeto de Lei nº 017/2025, que institui o Programa de Recuperação Fiscal (REFIS 2025), voltado à regularização de débitos tributários municipais.
Entre as matérias aprovadas na sessão, está o Projeto de Lei nº 024/2025, da vereadora Fernanda M. de Souza, que cria a Galeria Lilás no âmbito do Legislativo local, com foco em reconhecimento e valorização feminina.
Imagem: Divulgação