Arauco fortalece sua defesa contra incêndios florestais

Diante de uma temporada que se prevê complexa, com altas temperaturas e possíveis ondas de calor, o gerente de Patrimônio da Arauco, Ricardo Austin, apresentou a “Estratégia Integral de Prevenção e Combate a Incêndios 2023 – 2024”. O foco principal desta estratégia é a proteção de localidades rurais e áreas urbanas historicamente afetadas por incêndios.

A empresa adotou tecnologias avançadas, com destaque para o aplicativo Wood Tracking, que utiliza um algoritmo semelhante ao do aplicativo Waze para otimizar as rotas dos corpos de bombeiros pelas estradas internas das propriedades florestais. Adicionalmente, a empresa possui satélites – sendo os principais o FOREST 1 e o FOREST 2, além de outros 25 – para monitorar áreas do espaço, gerando alertas em tempo real a partir da detecção de temperatura e condições climáticas.

Essas ferramentas se somam a câmeras fixas e robôs gerenciados por inteligência artificial, fortalecendo o monitoramento e a detecção precoce de incêndios.

Segundo Austin, “a temporada anterior deixou lições importantes e hoje estamos desdobrando todos os nossos esforços para abordar o combate a incêndios de uma forma mais abrangente, implementando novas ferramentas e tecnologias que nos permitirão agir de forma mais rápida e fluida com todos os atores participantes nestes tipos de situações”.

 

Portal Celulose

Notícias relacionadas

Pontes devem ser substituídas em distrito de Paranaíba, diz Mara Caseiro

Copa do Brasil conta com estreias de Palmeiras e Corinthians nesta noite

1ª Corrida do Trabalhador de Cassilândia promete agitar cidade com premiação inédita