Home » APARECIDA DO TABOADO – MAIO AMARELO: Palestra impacta motoristas ao alertar sobre os riscos do álcool ao volante

APARECIDA DO TABOADO – MAIO AMARELO: Palestra impacta motoristas ao alertar sobre os riscos do álcool ao volante

A dinâmica interativa marcou os participantes com o uso de óculos que simulam o estado de embriaguez, oportunidade em que os motoristas puderam vivenciar os desafios enfrentados por quem dirige sob o efeito do álcool.

por Nathally Martins da Silva Bulhões

Na manhã desta terça-feira, 21 de maio, o Plenário da Câmara Municipal “Vereador Orlando Mascarenhas Júnior” foi o cenário de uma importante ação educativa promovida pelo Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), em alusão à campanha nacional Maio Amarelo. Com o tema “Os Efeitos do Álcool na Visão e Coordenação Motora do Motorista”, a palestra foi ministrada pelo Comandante Luiz Carlos Pereira Vieira, da Polícia Militar, e reuniu motoristas do transporte escolar e de trabalhadores e monitores.

A atividade teve como objetivo central conscientizar sobre os perigos de dirigir sob influência do álcool, enfatizando a prevenção de acidentes e a valorização da vida, pilares fundamentais da campanha que, neste ano, reforça a necessidade de atitudes mais responsáveis no trânsito.

A abertura do evento contou com uma apresentação musical da cantora Simone Silva, que emocionou os presentes e preparou o clima para um debate necessário e urgente sobre segurança viária.

Durante a palestra, o Comandante Luiz Carlos fez um alerta contundente ao expor, com dados e exemplos práticos, os efeitos nocivos do álcool nas funções psicomotoras do condutor, como a visão e a coordenação motora. “Mais do que cumprir leis, é uma questão de preservar vidas. A direção exige 100% de atenção e reflexos, qualquer alteração pode ser fatal”, afirmou.

A coordenadora do Maio Amarelo, Cleia Alves, destacou o papel essencial da ação. “A iniciativa reforça o compromisso do DEMUTRAN em promover a segurança viária e incentivar comportamentos conscientes por parte dos profissionais que transportam diariamente alunos, servidores da educação e trabalhadores”, pontuou.
 

Ao final do evento, uma dinâmica interativa marcou os participantes: com uso de óculos que simulam o estado de embriaguez, os motoristas puderam vivenciar os desafios enfrentados por quem dirige sob o efeito do álcool. A atividade foi conduzida pelos instrutores do DETRAN/MS, Jorge Fábio e Ana Paula, e reforçou a mensagem de que a prevenção é sempre o melhor caminho.

Estiveram presentes o vice-prefeito Tenente Ávila, a secretária de Educação Ana Rita, a secretária adjunta Maria Dalva, o diretor interino do DEMUTRAN Jucelmo Souto, além da equipe de coordenação do Maio Amarelo e responsáveis pelo transporte municipal.

A ação foi um marco dentro da programação do Maio Amarelo no município e reforça o compromisso coletivo por um trânsito mais seguro, humano e consciente.

Fonte:Fotos Daniel Silva – DICOM
Autor:Diretoria de Comunicação

Leia também: