Aglomerado de onças em MS chama atenção, já que espécie é solitária: ‘pode estar havendo’

João Ramos

Avistamento de três onças-pintadas grandes juntas no Pantanal de Mato Grosso do Sul repercutiu nacionalmente na última semana e chamou atenção de biólogos que atuam em movimentos de preservação da fauna brasileira. Um deles, entre os mais famosos do país, Henrique Abrahão Charles levantou suspeitas sobre a concentração de três exemplares do felino no mesmo local.

O vídeo da reunião de onças foi publicado pelo fotógrafo Vinícius Eduardo, que registrou o flagra durante pescaria com amigos na região do Passo do Lontra, às margens do Rio , em  (MS). Longe do barranco onde os animais estavam, o profissional de imagens capturou com suas lentes um ajuntamento incomum para a espécie.

E, apesar de ter filmado “apenas” três delas reunidas, o fotógrafo diz que, na realidade, eram quatro exemplares, mas um deles fugiu para a mata. Diante da cena, o biólogo Henrique elenca alguns fatores que podem explicar o agrupamento.

“Onças são animais solitários. Pra você encontrar três juntas, tem que ter alguns motivos para isso. Possivelmente, uma mãe com dois filhotes, ou então um local onde ocorre ceva. E deu para ver que elas estavam tentando comer alguma coisa”, opina ele sobre a gravação.

Henrique também destaca que “onde há ceva você pode ter um aglomerado de onças-pintadas, porque elas tentam ganhar um peixinho extra ou algo parecido”.

“Aí cai naquele problema, fica cevando o animal, o animal fica dócil ali, pessoal faz , porém, problemas podem acontecer como o caso do seu Jorge”, destaca, relembrando o ataque de onça-pintada que vitimou o caseiro de 60 anos há um mês, no pesqueiro Touro Morto, em .

Por fim, Abrahão reforça: “Então, das duas uma: ou esses animais são cevados, ou é uma onça com filhotes mais adultos, ou as duas coisas juntas”.

Relembre a aparição com detalhes:

Flagra incomum de quatro onças juntas levantou dúvidas – (Imagens: @viniciuseduardophoto)
midiamax

Notícias relacionadas

Matéria veda cobranças de dívidas por meio de ligações fora do horário comercial

Paranaíba realiza melhorias na Estrada do Cambará, na região do Figueira

Toninho da Cofapi participa da Marcha dos Prefeitos e reivindica recursos em Brasília para ampliar habitação em Inocência