Governo decreta alerta para gripe aviária em Mato Grosso do Sul

O governo de Mato Grosso do Sul decretou estado de alerta para a gripe aviária. O decreto foi publicado na sexta-feira (2). Não há casos registrados para a doença no Estado.

Além de decretar estado de alerta para gripe aviária em Mato Grosso do Sul, o governo estadual instituiu um sistema de monitoramento, avisos e ações para prevenção à ocorrência da influenza aviária H5N1 no estado.

Em nota o governo de Mato Grosso do Sul destacou que todas as medidas feitas são de caráter preventivo. As ações de monitoramento e prevenção foram adotadas em função do risco de entrada e de disseminação da influenza aviária de alta patogenicidade no estado.

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck explicou que o decreto segue os parâmetros nacionais alinhados em reuniões com o Ministério da Agricultura na semana passada.

“Tivemos na semana passada reunião com o ministro da Agricultura e resolvemos montar em MS o sistema de alerta e monitoramento”, salientou.

De acordo com o plano divulgado em decreto oficial, as ações de prevenção serão dividas entre estado e municípios.

 

As ações de fiscalização também são feitas nas estradas (Foto: Gov/MS)

Notícias relacionadas

Matéria veda cobranças de dívidas por meio de ligações fora do horário comercial

Paranaíba realiza melhorias na Estrada do Cambará, na região do Figueira

Aglomerado de onças em MS chama atenção, já que espécie é solitária: ‘pode estar havendo’